Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

País tem forte déficit em conta corrente em maio; BC piora previsão para ano

BRASÍLIA, 21 Jun (Reuters) - O Brasil registrou um déficit de transações correntes de 6,420 bilhões de dólares em maio e o Banco Central elevou a projeção no ano para um saldo negativo recorde de 75 bilhões de dólares, pressionado pelo fraco desempenho do comércio exterior do país.

Ao mesmo tempo, o BC informou nesta sexta-feira que manteve suas estimativas para os investimentos estrangeiros diretos, de 65 bilhões de dólares, aumentando ainda mais a diferença a ser coberta no rombo das transações correntes, que tinham antes previsão de déficit de 67 bilhões de dólares no ano.

Para a balança comercial, o BC vê agora superávit de 7 bilhões de dólares neste ano, menos da metade da projeção anterior, de 15 bilhões de dólares.

MAIO

Os investimentos estrangeiros diretos (IED) somaram 3,880 bilhões de dólares no mês passado, muito abaixo do necessário para cobrir o rombo de 6,420 bilhões de dólares nas transações correntes no período.

Economistas consultados pela Reuters previam déficit de 6,2 bilhões de dólares e IED de 2,9 bilhões de dólares.

A balança comercial registrou em maio saldo positivo de apenas 759 milhões de dólares, muito pior do que o superávit de 2,962 bilhões de dólares visto um ano antes, quando o déficit em transações correntes foi de 3,422 bilhões de dólares.

As remessas de lucros e dividendos somaram 2,363 bilhões de dólares, ante 2,550 bilhões de dólares em maio de 2012.

A piora das contas externas foi um dos motivos que levaram a agência de classificação de risco Standard & Poors a piorar, no início de junho, a perspectiva de rating soberano do Brasil de "estável" para "negativa", agravando o quadro de confiança dos agentes na economia.

Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário