RIO DE JANEIRO, 22 Ago (Reuters) - A Associação Brasileira de Importadores de Bens de Consumo (ABCON) alertou nesta quinta-feira para o risco de desabastecimento do setor no fim do ano, devido à alta do dólar.
"Agora seria o momento de os importadores comprarem no exterior e atender o mercado atacadista brasileiro nas vendas de fim de ano. Mas poucos estão arriscando fazer investimentos maiores e mais diversificados nesse cenário instável", disse o presidente da ABCON, Gustavo Dedivitis.
Segundo os números mais recentes da ABCON, as vendas de importados registraram queda de 23 por cento em maio na comparação com abril, e de 35 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os resultados tiveram como base amostragens com 51 importadores, informou a ABCON.
"Não bastasse a alta do dólar, o que afetou diretamente os importadores de bens de consumo, vemos que a política protecionista adotada pelo país cria uma instabilidade muito grande no setor", disse Dedivitis, em comunicado.
Na quarta-feira, a moeda dos Estados Unidos subiu 2,39 por cento, para 2,4512 reais, o maior nível de fechamento desde 9 de dezembro de 2008, o auge da crise financeira.
Fonte: Reuters Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário