Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Atividade industrial da Zona do Euro desacelera em março


No bloco que reúne 17 países, o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria passou de 47,9 pontos para 46,8 pontos no terceiro mês do ano.

Os indicadores de atividade da Zona do Euro mostram retração no desempenho da indústria, segundo pesquisa publicada nesta terça-feira (02/04) pelo Markit Economics.

No bloco que reúne 17 países, o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial passou de 47,9 pontos para 46,8 pontos no terceiro mês do ano. Este é o menor patamar em 3 meses. 

Neste contexto, o índice continuou abaixo da marca de 50 pontos pelo vigésimo mês consecutivo, o que indica contração na atividade. A estimativa era de baixa para 46,6 pontos, em linha com o resultado averiguado.

Mesmo sem ter sido afetado pela crise bancária que assola o Chipre, o desempenho da indústria da região foi abalado pela retração averiguada no setor em países importantes, como a Alemanha.

"Embora em alguns aspectos seja reconfortante observar que os eventos no Chipre não causaram um impacto imediato na atividade empresarial, a preocupação é de que o mais recente capítulo na crise da região terá afetado a demanda mais adiante em abril", aponta Chris Williamson, economista-chefe da Markit.

O forte recuo do índice de novas encomendas, que passou de 51,7 para 48,7 pontos no terceiro mês do ano, foi determinante para o revés da indústria da Zona do Euro.

A atividade industrial na Alemanha registrou 49 pontos, e não conseguiu se sustentar no patamar de expansão. No mês passado, o índice estava em 50,3 pontos. O resultado veio em linha com as projeções, que apontavam para 48,9 pontos.

Por outro lado, o índice que mede a atividade da indústria britânica melhorou em março, atingindo 48,3 pontos contra 47,9 pontos no segundo mês de 2013. Ainda assim, o PMI industrial do Reino Unido permanece em contração.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário