A produção de bens de consumo duráveis obteve queda de 6,8% no segundo mês de 2013 e contribuiu para o revés do índice geral.
A produção da indústria brasileira recuou 2,5% em fevereiro, frente ao mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com ajuste sazonal. O dado vem após a alta de 2,6% observada em janeiro.
Frente ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial reportou baixa de 3,2% em fevereiro, contra alta de 5,5% registrada no primeiro mês deste ano.
No acumulado do ano, o índice avançou 1,1%, enquanto nos últimos 12 meses a variação foi -1,9%.
Na comparação mensal, a produção de bens de consumo duráveis foi o principal destaque negativo ao recuar 6,8%. No mesmo sentido, o setor de bens de consumo semiduráveis e não duráveis retraiu mais modestamente, com -2,1%.
A produção de bens intermediários caiu 1,3% no segundo mês do ano, enquanto a de bens de capital subiu 1,6%.
Dentre os ramos de atividade, 15 dos 27 segmentos pesquisados obtiveram queda. As principais influências negativas ocorreram em veículos automotores (-9,1%), indústria farmacêutica (-10,8%), refino de petróleo e produção de álcool (-5,8%), bebidas (-5,2%), alimentos (-1,3%), mobiliário (-9,9%), celulose, papel e produtos de papel (-2,0%) e indústrias extrativas (-1,9%).
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário