Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pessimismo econômico volta a pesar e bolsas recuam


Acompanhando o cenário externo, o Ibovespa futuro cai mais de 1%. Queda na produção da OGX contribui com o mau humor.

Uma onda de pessimismo atinge os principais mercados nesta quarta-feira (17/4), com os investidores atentos às notícias negativos na Europa e nos Estados Unidos.

Há pouco, o Ibovespa acompanhava o setor externo e recuava 1,15%.

A bolsa brasileira é impactada também por causa das ações da OGX, que devem apresentar forte desvalorização, após a empresa divulgar que sua produção no mês de março recuou 10%.

Na Europa, as principais bolsas operam no vermelho, engatando a quarta queda consecutiva.

O índice de desemprego no Reino Unido veio pior do que o esperado em abril, subindo para 7,9%, ante 7,8% no mês anterior.

Além disso, os investidores seguem cautelosos com o possível rebaixamento do rating do país pela agência de classificação de risco Fitch.

Para piorar o ambiente, foi divulgado hoje que as vendas de automóveis na Zona do Euro despencaram 10,2% em março, em relação ao mesmo período do ano passado.

Há pouco, o CAC 40, de Paris, caía 1,58%, o DAX, da Alemanha, perdia 1,72% e o FTSE 100, de Londres, tinha desvalorização de 0,70%.

Nos Estados Unidos o clima também não é positivo. Por lá, o mau humor acontece por causa do resultado do primeiro trimestre do Bank of America Merrill Lynch que registrou lucro líquido de US$ 2,6 bilhões, abaixo do esperado pelo mercado.

No mesmo sentido, a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve, que traçará o atual cenário econômico americano, é aguardada com cautela.

O Dow Jones recua 0,57%, o S&P retrai 0,70% e o Nasdaq perde 0,79%.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário