Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Otimismo econômico volta e índices mundiais sobem


Os mercados internacionais repercutem as decisões do Parlamento alemão que, em primeiro plano, aprovou a extensão dos vencimentos dos empréstimos de Portugal e Irlanda.

As principais bolsas mundiais conseguem superar as perdas de ontem e registram ganhos nesta quinta-feira (18/4). Há pouco, o Ibovespa futuro avançava 0,30%, mesmo após o Banco Central elevar a taxa básica de juros para 7,5% ao ano.

O otimismo do dia de hoje fica por conta de notícias positivas na Europa, disseminando bom humor para o resto do mundo.

Os mercados internacionais repercutem as decisões do Parlamento alemão que, em primeiro plano, aprovou a extensão dos vencimentos dos empréstimos de Portugal e Irlanda. Em ato contínuo e por ampla maioria aprovou o pacote de ajuda ao Chipre.

O otimismo é impulsionado também pelas expectativas positivas em torno das decisões que poderão ser anunciadas após o encerramento do encontro dos ministros de finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20/G-24 com início previsto para logo mais em Washington, de acordo com Ricardo Silva, operador da Correparti.

No centro das atenções devem estar as discussões em torno da possibilidade do Banco Central Europeu retomar sua política de afrouxamento monetária via redução da taxa básica de juros.

No Velho Continente, o CAC 40, de Paris, sobe 0,87%, o DAX, da Alemanha, cresce 0,45% e o FTSE 100, de Londres, também expande 0,45%.

Nos Estados Unidos, o entusiasmo nas bolsas europeias também contagia Wall Street, com os investidores aguardando o indicador que resume a economia americana.

Ainda na agenda econômica, os novos pedidos de auxílio-desemprego vieram acima do esperado pelo mercado, somando 352 mil, contra estimativa de 350 mil. Na semana anterior, o resultado revisado ficou em 348 mil.

O Dow Jones avança 0,28%, o S&P tem acréscimo de 0,32% e o Nasdaq avança 0,41%.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário