Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

terça-feira, 12 de março de 2013

Produção chinesa de aço bate recorde - estoques aumentam


XANGAI/CINGAPURA, 12 Mar (Reuters) - A produção diária de aço na China atingiu um recorde em fevereiro com o aumento de produção das grandes siderúrgicas do país, mas estoques crescentes e as preocupações em torno das recentes restrições de propriedade por Pequim levantavam dúvidas sobre a força da demanda.

A China produziu 2,208 milhões de toneladas de aço bruto por dia em média no mês passado, bem acima do recorde anterior de 2,05 milhões de toneladas estabelecido em janeiro, mostraram dados do Bureau Nacional de Estatísticas nesta terça-feira. A produção nos primeiros dois meses de 2013 saltou 10,6 por cento em relação a igual período do ano passado.

O país é o maior produtor e consumidor de aço do mundo e a demanda tipicamente melhora na China a partir de março, quando as atividades industriais e de construção esquentam após a pausa do ano novo chinês e a calmaria do inverno.

Os produtores de aço se preparam para um ano forte com a economia chinesa se recupera e após a produção ter subido apenas 3 por cento em 2012, bem abaixo da taxa de crescimento média de cerca de 10 por cento entre 2009-2011.

Restrições a propriedade anunciadas em 1o de março, no entanto, levaram alguns analistas a revisar para baixo projeções para o aumento da demanda em 2013, e os estoques de produtos de aço estão acumulando.

O mercado futuro de vergalhões de aço em Xangai teve a maior queda em 16 meses na semana passada, diante das restrições de propriedade, que incluem uma aplicação mais efetiva de um imposto de 20 por cento sobre ganhos de capital pela venda de imóveis usados. Enquanto isso, o preço do minério de ferro atingiu a mínima em seis semanas.

ESTOQUES SOBEM

Os estoques de produtos de aço nas grandes siderúrgicas bateram o recorde de 12,97 milhões de toneladas em meados de fevereiro, mostram dados da Associação de Aço e Ferro da China.

O estoque de produtos de aço em posse de comerciantes na China também atingiu um recorde de 22,3 milhões de toneladas em 8 de março, com produtos de aço longos contabilizando cerca de 14,1 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria Mysteel.com.

Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário