Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Com Chipre no foco, bolsas mostram valorizações


Hoje, após as frustradas negociações entre a ilha mediterrânea e a Rússia, o governo cipriota corre contra o tempo e aposta suas últimas fichas em um plano de reestruturação bancário.

O foco no Chipre continua como a principal cautela dos investidores mundo afora, uma vez que a agenda de indicadores segue fraca nesta sexta-feira (22/3). No entanto, um acordo entre o Chipre e a Grécia leva novo ânimo aos mercados.

Neste sentido, o Ibovespa futuro segue os mercados internacionais e sinaliza abertura em leve alta de 0,09%.

Hoje, após as frustradas negociações entre a ilha mediterrânea e a Rússia, o governo cipriota corre contra o tempo e aposta suas últimas fichas em um plano de reestruturação bancário.

Desta forma, o Chipre concordou com a Grécia na separação de unidades gregas de bancos cipriotas, informou a presidência da ilha nesta sexta-feira, encerrando a incerteza sobre o futuro dessas operações.

Os ministros das Finanças da Zona do Euro excluíram as filiais gregas dos bancos cipriotas do controverso imposto incluso no resgate internacional da ilha, na condição que aquelas unidades sejam transferidas para bancos gregos.

Neste sentido, as principais bolsas europeias se recuperam. Há pouco, o CAC 40, de Paris, subia 0,08%, o DAX, da Alemanha, registrava estabilidade e o FTSE 100, de Londres, avançava 0,30%.

Na Alemanha, pela primeira vez em cinco meses, o indicador que mede a confiança nos negócios recuou.

Nos Estados Unidos, em dia sem indicadores, os investidores seguem de olho no mercado europeu.

Diante disso, os índices futuros de Wall Street avançam. O Dow Jones cresce 0,29%, o S&P expande 0,27% e o Nasdaq tem alta de 0,28%.

Aqui no Brasil, a prévia da inflação, conhecida como IPCA-15, subiu 0,49% em março e acumula 6,43% em 12 meses.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário