Nesta manhã, os mercados se apoiam nos dados já divulgados na Europa, que confirmam a contração da produção industrial do Reino Unido em janeiro.
O foco dos investidores nesta terça-feira (12/3) está voltado para o cenário externo. A cautela dos mercados já é vista logo pela manhã por conta de notícias divergentes na Europa e atenção nos Estados Unidos.
O Ibovespa futuro sinaliza abertura do pregão em retração de 0,45%.
Hoje, às 16h (horário de Brasília) será divulgado o Treasury Budget, que são os dados do orçamento do governo americano.
Nesta manhã, os mercados observam dados já divulgados na Europa, que confirmam a contração da produção industrial do Reino Unido em janeiro, além do aumento dos preços aos consumidores na Alemanha, Itália e Portugal em fevereiro.
No lado positivo, o resultado do leilão dos bônus do Tesouro espanhol que, além de ter colocado mais do que o total pretendido, reduziu a taxa de retorno aos investidores em relação aos leilões anteriores no mesmo prazo.
Outra notícia também tem reduzido as perdas no continente europeu. Em relatório, o presidente do Bundesbank (banco central alemão) e membro do conselho executivo do BCE, Jens Weidman, afirmou que a economia da Alemanha está em "boa forma" e que a inflação não é motivo de preocupação na Zona do Euro no momento porque o risco de uma mudança dos preços na cadeia produtiva reduziu nas últimas semanas.
Desta forma, as principais bolsas europeias operam em direções opostas. Há pouco, o CAC 40, de Paris, subia 0,07%, o DAX, da Alemanha, perdia 0,04% e o FTSE 100, de Londres, crescia 0,03%.
Já nos futuros de Wall Street, a cautela é predominante. O Dow Jones recua 0,20%, o S&P cai 0,23% e o Nasdaq perde 0,25%.
No cenário interno, os investidores ainda acompanham a divulgação de balanços corporativos. A Gafisa registrou prejuízo de R$ 98,8 milhões no quarto trimestre, valor 88% menor do que as perdas reportadas no mesmo período de 2011.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário