Isto representou a maior variação mensal dos últimos 34 meses, ou seja, desde abril de 2010.
A atividade econômica brasileira cresceu 1,1% em janeiro na comparação com o mês imediatamente anterior, já descontadas as influências sazonais, apontam dados da Serasa Experian.
Isto representou a maior variação mensal dos últimos 34 meses, ou seja, desde abril de 2010. Na comparação interanual, isto é, com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 3,7%, a maior em 20 meses neste critério de comparação.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o bom desempenho da atividade econômica no primeiro mês de 2013 é um prenúncio de que o crescimento econômico de 2013 deverá ser maior que a alta de 0,9% verificada em 2012.
"As perspectivas de avanço mais intenso no mercado de crédito, de recuperação dos investimentos produtivos e de uma safra de grãos ao menos 10% superior à do ano passado, deverão resultar em um desempenho mais favorável da atividade econômica em 2013", segundos os economistas.
Do ponto de vista da oferta agregada, a alta de 1,1% da atividade econômica em janeiro foi determinada pelos avanços de 2,1% da atividade industrial e de 1,8% da produção do setor agropecuário. Já o setor de serviços registrou crescimento bem mais modesto, de apenas 0,3% no primeiro mês de 2013.
Pelo lado da demanda agregada, os investimentos foram o destaque do crescimento da atividade econômica em janeiro, expandindo-se 2,8% na comparação com o último mês do ano passado.
Também o consumo das famílias, com alta de 1,5%, contribuiu positivamente para a atividade econômica neste início de ano. O consumo do governo teve alta bem menor, de apenas 0,8% em janeiro.
Com queda de 3,0% das exportações e alta de 5,1% das importações, o setor externo contribuiu negativamente com a expansão econômica deste primeiro mês de 2013.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário