Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Copom mantém taxa de juros em 7,25%


O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 7,25%, interrompendo a série de reduções gradativas que havia promovido no último ano.
A decisão foi tomada por unanimidade, e a taxa foi mantida sem viés de alta ou baixa.
Em geral, reduções na taxa de juros favorecem o crédito e, em consequência, estimulam a economia. O risco é que esse estímulo provoque aumento na inflação.
Medição do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aponta que a inflação acumulada de janeiro a outubro está em 4,38%. O teto da meta inflacionária estabelecido pelo governo é de 6,5%.
"Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear", diz a decisão do Copom.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário