Considerando o varejo ampliado (que inclui os setores de veículos e materiais para construção), o volume de vendas teve retração de 1,2% em novembro.
As vendas no varejo brasileiro tiveram desaceleração em novembro, ao avançar 0,3% em comparação com o mês anterior. Em outubro, a alta havia sido de 0,8%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A receita nominal de vendas cresceu 0,8%. No acumulado de 2012, o volume de vendas no varejo tem alta de 8,9% em comparação com igual período do ano anterior.
Já na comparação com novembro de 2011, o comércio varejista teve alta de 8,4% em volume, face a uma taxa de 9,2% em outubro.
Considerando o varejo ampliado (que inclui os setores de veículos e materiais para construção), o volume de vendas teve retração de 1,2% em novembro, puxado por uma queda de 5% nas vendas de veículos, motos, partes e peças. Vale destacar que, em outubro, as vendas de veículos tiveram alta de 17,6%, segundo cálculo do IBGE.
Outros segmentos com resultados negativos na comparação mensal foram Equipamentos de escritório, informática e comunicação, com -11,4%, Móveis e eletrodomésticos (-0,2%); Material de construção (-0,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,5%).
No lado positivo, os destaques partiram dos ramos Tecidos, vestuário e calçados (2,1%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%).
Fonte: Brasil Econômico
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