No entanto, segundo o comunicado, enquanto parece que o pior momento da crise já passou, a economia ainda dá sinais de fraqueza.
Os indicadores de atividade da Zona do Euro mostram que a situação do setor privado na região melhorou em janeiro, mas ainda inspira cautela, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (24/1) pelo Markit Economics.
No bloco que reúne 17 países, o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) avançou de 47,2 pontos em dezembro para 48,2 pontos em janeiro. O resultado veio melhor do que as estimativas, de 47,5 pontos.
No entanto, segundo o comunicado, enquanto parece que o pior momento da crise já passou, a economia ainda dá sinais de desaceleração.
Este é o 15º mês consecutivo que o índice fica abaixo da marca de 50 pontos, indicando contração na atividade.
O índice referente à atividade do setor de serviços também melhorou, passando de 47,8 pontos em dezembro para 48,3 pontos em janeiro. Na indústria de manufatura, a alta foi de 46,1 pontos em dezembro para 47,5 pontos em janeiro.
"Os dados mostram que a crise na Zona do Euro arrefeceu no início do ano, com a menor queda na atividade industrial desde março de 2012. No entanto, preocupações com a fraqueza na economia ainda persistem", disse Chris Williamson, economista chefe-chefe do Markit Economics.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário