Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Economia da Alemanha tem forte desaceleração em 2012


Com menor dinamismo a partir da segunda metade do ano, economia alemã fecha 2012 com crescimento de 0,7%, frente a 3,1% em 2011.

A economia da Alemanha teve desaceleração em 2012, ao atingir um crescimento de 0,7% em comparação com o ano anterior, mostram dados preliminares da Destatis, agência oficial de estatísticas do país.

Nos dois anos anteriores, o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve maior crescimento, com taxa de 4,2% em 2010 e 3,1% em 2011.

O principal motor do crescimento no ano passado foi o comércio exterior. As exportações da Alemanha cresceram 4,1% em relação a 2011, enquanto as importações, que possuem peso negativo no PIB, subiram 2,3%.

Entretanto, os investimentos caíram 1,1% em comparação com o ano anterior. O consumo das famílias avançou 0,8%, enquanto o consumo do governo subiu 1%.

"Em 2012, a economia da Alemanha provou ser resistente a um ambiente econômico difícil, em meio à recessão na Europa", afirmou a Destatis.

A agência divulgará em fevereiro os dados revisados do PIB, bem como a estimativa para o quarto trimestre de 2012.

No mês passado, o banco central alemão afirmou que a economia deve registrar uma contração no quarto trimestre, bem como no primeiro trimestre deste ano. A entidade calcula que o crescimento tenha atingido 0,7% no ano passado, e deve cair para 0,4% neste ano.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário