Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Economia da Espanha caiu 1,37% em 2012


O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 1,37% em 2012, depois de um agravamento da recessão no quarto trimestre do ano, quando o conjunto da riquezas produzidas pelo país, o PIB, despencou 1,8%.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a piora da situação no país é consequência de uma redução no consumo interno, que foi compensada apenas parcialmente pelo aumento das exportações.
Os dados, ainda são provisórios, são piores do que estimativa do Banco Central da Espanha, que esperava uma contração de 1,3% em 2012, mas são exatamente o que previa o governo.
O Instituto Nacional de Estatística afirma que medidas para reduzir o déficit fiscal, o chamado plano de austeridade, com aumento de impostos sobre consumo e corte do equivalente ao décimo-terceiro salário, foram responsáveis pela contração.
O Instituto chama a atenção para o fato de que, embora as exportações do país tenham compensado parcialmente a redução do consumo interno, as vendas externas perderam força no último trimestre.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário