Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Projeção para expansão da economia volta a diminuir


Ao mesmo tempo, nova elevação foi verificada na estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No boletim Focus desta semana, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) voltaram a reduzir sua expectativa para o crescimento da economia brasileira em 2012, de 1% para 0,98%.

Há quatro semanas, o percentual estava em 1,27%.

Para 2013, a projeção dos especialistas permaneceu nos mesmos 3,30% da aferição anterior. No entanto, o prognóstico quatro semanas atrás era de expansão de 3,70% neste ano.

Junto a um ritmo mais lento para o nível da atividade doméstica, os economistas ouvidos pela autoridade monetária aguardam também patamares mais elevados nos índices de preços.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2012, a projeção subiu, pela quarta semana seguida, de 5,69% para 5,71%. Há um mês, estava em 5,43%.

Para o IPCA de 2013, a estimativa seguiu nos 5,47% da semana anterior. Há quatro semanas, era de 5,40%.

Para o câmbio, os economistas não esperam grandes alterações no atual cenário, e preveem a taxa do dólar em R$ 2,09 em dezembro, ante os R$ 2,08 do boletim precedente.

A Selic, de acordo com os especialistas consultados pelo BC, não deve ser alterada pela autoridade durante o ano de 2013, e deverá encerrar o período nos mesmos 7,25% em que começou.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário