Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Atividade industrial na Zona do Euro piora em dezembro


Segundo economista, a recessão da região deve ter se aprofundado, possivelmente de forma bastante significativa, no último trimestre.

Os indicadores de atividade da Zona do Euro mostram que a situação industrial na região piorou em dezembro por conta da fraca demanda de encomendas, segundo pesquisa publicada nesta quarta-feira (2/1) pelo Markit Economics.

No bloco que reúne 17 países, o Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) recuou de 46,2 pontos em novembro para 46,1 pontos em dezembro.

Na estimativa, o resultado era de 46,3 pontos. A Irlanda foi o único país a registrar crescimento no período.

Este é o 14º mês consecutivo que o índice fica abaixo da marca de 50 pontos, indicando contração na atividade.

"A recessão da região deve ter se aprofundado, possivelmente de forma bastante significativa, no último trimestre", disse Chris Williamson, economista chefe-chefe do Markit Economics.

O índice referente à atividade industrial recuou para 46 pontos em dezembro, frente pontuação de 46,1 em novembro. As novas encomendas diminuíram de 43,5 pontos ante 44,2 pontos, pelo 19º mês seguido.

Na Alemanha, o PMI recuou pelo 10º mês consecutivo, passando de 46,8 pontos em novembro para 46 pontos em dezembro, deteriorado pelo setor manufatureiro.

No mesmo sentido, o resultado na Espanha caiu de 45,3 pontos em dezembro para 44,6 pontos em novembro. O segmento manufatureiro continua em desaceleração desde maio de 2011.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário