O conselheiro financeiro do Fundo Monetário Internacional, José Vinals, afirmou nesta quarta-feira que o FMI está animado com as medidas adotadas pelo governo espanhol para reduzir seu déficit orçamentário.
Ele acrescentou que cabe a Madri decidir se pedirá um resgate internacional.
"Essa é uma questão bastante delicada", disse Vinals, diretor do departamento de mercados de capital e monetário do FMI, quando questionado se a Espanha irá acessar o programa de compra de títulos do Banco Central Europeu (BCE).
"Se a Espanha pedirá a ativação do programa (Transações Monetárias Diretas, OMT) é algo que cabe às autoridades espanholas. Estamos animados de qualquer maneira porque a Espanha está tomando decisões políticas importantes", disse Vinals à Reuters em Tóquio.
Ele disse que enfrentar os problemas da Espanha é algo desafiador dado o lento crescimento econômico do país.
"Acho que a Espanha está fazendo coisas importantes e se isso deve receber o suporte também da ativação do mecanismos OMT do BCE, é algo que cabe às autoridades espanholas", disse Vinals, ex-autoridade do Banco da Espanha, banco central do país.
Mais cedo, ele havia dito a uma rádio espanhola que o FMI receberia bem a decisão de pedir ajuda.
"O governo terá que decidir se pede o mecanismo do BCE (Banco Central Europeu). Cabe ao governo e receberíamos bem qualquer decisão de fazer isso. Se não, entendemos que eles devem ter seus motivos", disse Vinals à rádio Cadena Ser.
Fonte: Reuters Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário