LONDRES, 22 Out (Reuters) - A produção global de aço bruto em setembro mudou pouco em relação ao mesmo mês do ano anterior, mostraram dados da Associação Mundial de Aço (Worldsteel, em inglês) nesta segunda-feira, com a China elevando levemente sua produção enquanto a produção ocidental foi contida em face à fraca demanda.
A produção de aço, usado na fabricação de carros e em construção, foi de 123,63 milhões de toneladas em setembro contra 123,62 milhões de toneladas no ano anterior, mostraram dados da Worldsteel.
Analistas esperam que a produção continue por volta do nível atual durante o resto deste ano à medida que a demanda global continua reduzida devido ao desacelerado crescimento econômico.
"Não achamos que o quarto trimestre será bom, para ser honesto, já que o mercado está particularmente fraco", disse o analista de aço e minério de ferro Kaye Ayub, do Meps.
Embora a maior parte das áreas tenha reduzido sua produção devido a incertezas na demanda, produtores chineses elevaram suas taxas levemente, encorajados por margens melhores.
Dados da Worldsteel mostraram que a produção chinesa em setembro aumentou 0,6 por cento para 57,95 milhões de toneladas. Dados da Associação de Ferro e Aço da China mostraram que a produção diária média cresceu 4 por cento nos primeiros dez dias de outubro, em relação ao período entre 21 de setembro e 30 de setembro.
"Há duas razões por trás desse aumento: primeiro, à medida que os preços do minério de ferro caíram em julho e agosto e os preços do aço se recuperaram, produtores de aço viram suas margens melhorarem", disse o analista de aço Curtis Zhu, do Wood Macenzie China.
"Em segundo lugar, investimentos em infraestrutura e construção de ferrovias começaram a se recuperar na China, embora o ritmo seja lento e eu acredito que a produção não crescerá muito, continuará estável a cerca de 1,9 a 2 milhões de toneladas por dia na China para o resto do ano".
Fonte: Reuters Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário