As experiências da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) em programas de inovação, ações ambientais e tecnologia social serão destaque na 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou hoje, (15) e vai até domingo (21), com atividades programadas para todas as regiões do país. O tema da semana neste ano será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
A abertura oficial do evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será nesta terça-feira (16), às 15h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), na capital federal.
No local, a Itaipu e a FPTI vão apresentar, em um estande de 252 metros quadrados, iniciativas como o Programa Cultivando Água Boa (CAB), a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis e o Projeto Veículo Elétrico.
“Este será um dos maiores projetos de estandes individuais que Itaipu já montou para participação em feiras e eventos”, afirma o gerente da Divisão de Imagem Institucional, Daniel Luis de Lara Reis, responsável pela concepção do espaço.
O ExpoBrasília vai concentrar as atividades na capital federal, com 100 expositores e ênfase no conceito de cidades sustentáveis. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas passem pelo local nos seis dias de evento.
Atividades
Entre outras atrações, o estande de Itaipu e FPTI trará informações sobre a usina e a importância da hidroeletricidade; o conceito e a metodologia do Cultivando Água Boa; ações como a produção de orgânicos e de plantas medicinais; a criação de peixes em tanques-rede; e o carrinho elétrico para catadores; e exposições de artesanato indígena.
Está previsto a realização de uma oficina sobre território e sustentabilidade, a partir do caso do Cultivando Água Boa; e uma palestra com abordagem sistêmica sobre a conexão das questões social, ambiental e econômica, tomando como base a experiência desenvolvida pelo programa em 29 municípios da bacia do Paraná.
Também será apresentado o Laboratório de Biogás e um modelo de biodigestor semelhante ao utilizado no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar da microbacia do rio Ajuricaba, desenvolvido por Itaipu na região Oeste do Paraná. Outro destaque será um espaço vivencial com atividades da Estação Ciência do PTI, como observação em telescópio e exposição de meteoritos.
O turismo da região trinacional também vai ganhar atenção especial, incluindo a apresentação do vídeo Foz do Iguaçu Destino do Mundo.
Rio+20
O diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, observou que os principais eixos da SNCT deste ano – sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza – foram preocupações levantadas na Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho, no Rio de Janeiro.
“Na avaliação do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e de outras forças do governo, os programas de Itaipu contemplam na prática os três principais eixos desse evento”, disse o diretor. “Por isso é que houve essa demanda para que o nosso estande, que tem um destaque especial inclusive em tamanho, pudesse dialogar com a concepção da semana.”
Friedrich acrescenta que a programação em Brasília será uma excelente vitrine para as ações desenvolvidas por Itaipu, com público formado não apenas por estudantes, mas também pelos próprios ministérios, embaixadas e a comunidade em geral.
“Temos uma tecnologia social que está comprovada e sistematizada e que não é piloto. Essa tecnologia poderá servir de inspiração e também de exemplo de boa prática para ser visitada e conhecida”, comenta o diretor.
Fonte: MCTI
Nenhum comentário:
Postar um comentário