Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Indústria da China tem retração em agosto


Segundo dados oficiais, o volume de produção industrial avançou, mas a um ritmo mais lento do que no mês anterior. Já as novas encomendas à indústria registraram queda.

A indústria da China registrou contração no mês de agosto, segundo levantamento realizado pela Federação Chinesa de Logística e Compras.

O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) recuou para 49,2 pontos no mês passado, frente a 50,1 pontos em julho, atingindo o valor mais baixo desde novembro de 2011.

O valor ficou abaixo da marca de 50 pontos, que separa a contração da expansão.

Segundo a pesquisa, o volume de produção industrial avançou, mas a um ritmo mais lento do que no mês anterior. Já as novas encomendas à indústria registraram queda.

Diante desse cenário, a indústria chinesa reduziu também o nível de emprego, informou o levantamento.

Outra pesquisa divulgada nesta manhã, realizada pelo banco HSBC e pelo instituto Markit, aponta na mesma direção.

Segundo o HSBC, o índice gerente de compras da indústria chinesa registrou 47,6 pontos em julho, frente a 49,3 pontos no mês anterior.

"Os pedidos de exportação tiveram a contração mais forte desde março de 2009", explica o economista-chefe do SHBC para a China, Hongin Qu. "Os exportadores chineses estão enfrentando dificuldades cada vez maiores, diante dos problemas na economia global", diz.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário