Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dos dez setores do varejo, quatro registraram expansão de vendas em fevereiro

Rio de Janeiro – Das dez atividades que compõem a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro tiveram expansão no volume de vendas em fevereiro na comparação com janeiro deste ano.
De acordo com o levantamento, os resultados positivos foram observados em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,1%); combustíveis e lubrificantes (1,9%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,3%).
Os segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,0%) e material de construção (0,0%) não registraram variação no período. E os setores de veículos e motos, partes e peças (-1,0%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-3,6%) apresentaram diminuição no volume de vendas entre os dois meses.
Já em relação a fevereiro de 2011, o volume de vendas caiu em apenas duas das dez atividades investigadas: livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 0,8%; e tecidos, vestuário e calçados, com -3,4%.
Por outro lado, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve crescimento de 11,8% na mesma base de comparação e foi responsável pela principal contribuição à taxa global do varejo, respondendo por 58% dela. Em seguida, aparece o segmento de móveis e eletrodomésticos que com aumento de 13,3% no volume de vendas em relação a fevereiro do ano passado, registrou o segundo maior impacto (25%).
Também registraram expansão artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (26,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,6%); e combustíveis e lubrificantes (3,9%).
Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011, o volume de vendas cresceu em todas as 27 unidades da federação. As maiores expansões foram observadas em Roraima (35,9%); Tocantins (19,6%); Mato Grosso do Sul (17,1%); Santa Catarina (16,2); e Paraná (15,9%).
As vendas no comércio varejista do país caíram 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano. Em relação a fevereiro do ano passado, houve aumento de 9,6%.

Fonte: Agência Brasil

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