O índice permanece acima da média histórica pelo terceiro mês seguido, aponta a FGV.
Os empresários da indústria ficaram mais confiantes em dezembro, sinalizando uma recuperação mais rápida do setor, mostra levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta quarta-feira (26/12).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,1% entre novembro e dezembro, passando de 105,2 pontos para 106,4 pontos. O valor fica acima da média histórica recente.
A sondagem foi realizada com 1.296 empresas em todo o país, entre os dias 3 e 21 de dezembro.
A melhora ocorreu sobretudo por um maior otimismo em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,9%, para 106,2 pontos, chegando ao melhor resultado desde junho de 2005.
A proporção de empresas que esperam aumentar a produção passou de 42,4% para 39,4%, e a parcela das que esperam diminuí-la passou de 15,5% para 4,1%.
Já o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1% em dezembro, para 104,6 pontos.
"O indicador de produção prevista foi determinante para o crescimento do IE, já que o indicador de emprego previsto manteve-se estável em patamar inferior à media e o da tendência futura dos negócios acomodou-se após alta nos meses anteriores", diz a FGV em nota.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) aumentou, passando de 84% para 84,1% em dezembro, mantendo-se um pouco acima da média histórica recente, de 83,7%.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário