O banco espera que a economia chinesa cresça 8,4% em 2013, sendo que sua projeção anterior era de uma expansão de 8,1%.
O Banco Mundial elevou sua previsão para o crescimento da China, e afirmou que as medidas de estímulo adotadas pelo governo vão impulsionar o crescimento no país asiático.
O banco espera que a economia chinesa cresça 8,4% em 2013, sendo que sua projeção anterior era de uma expansão de 8,1%. Neste ano, o país deve crescer 7,9%, prevê o banco, após um avanço de 9,3% em 2011.
"Na China, esperamos que o afrouxamento monetário, estímulo fiscal e a aprovação mais rápida de grandes projetos de investimento impulsione o crescimento", diz relatório do banco.
Após forte crescimento nos últimos anos, a economia chinesa arrefeceu, em meio à menor demanda dos países europeus por suas exportações, bem como à um crescimento menor da demanda interna.
Diante disso, o governo promoveu políticas para retomar o crescimento, incluindo cortes nos juros, reduções no compulsório e medidas fiscais.
"O impacto do afrouxamento nas condições de crédito e do investimento público em infraestrutura está começando a dar resultados", diz o banco.
O banco elevou também sua projeção para o leste asiático, excluindo a China. Essa região - que inclui Tailândia, Filipinas, Vietnã, Malásia e Indonésia - deve expandir 5,7% em 2013, frente a uma projeção de 5,5% anterior.
No total, a região do leste da Ásia e Pacífico deve crescer 7,5% em 2012 e 7,9% no ano que vem, estima o banco.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário