Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dólar fecha com leve queda de 0,3% ante o real, com feriado nos EUA e briga pela Ptax

SÃO PAULO, 28 Nov (Reuters) - Em sessão de volume bastante reduzido devido ao feriado nos Estados Unidos, o dólar fechou com leve queda frente ao real nesta quinta-feira, flutuando ao sabor de operações pontuais em meio à briga pela formação da Ptax e às preocupações com o cenário fiscal brasileiro.

O dólar recuou 0,30 por cento, a 2,3175 reais na venda, chegando a 2,3391 reais na máxima do dia logo na abertura dos negócios e a 2,3160 reais na mínima.

Segundo dados da BM&F, o volume de negociação ficou em cerca de 500 milhões de dólares, bem abaixo da média diária deste mês, de 1,7 bilhão de dólares. Os mercados financeiros norte-americanos ficaram fechados nesta quinta-feira devido ao feriado pelo Dia de Ação de Graças.

"Hoje é um dia atípico, sem referência externa, por causa do feriado nos EUA. Então, ficamos ao sabor de fluxos pontuais", afirmou o gerente de câmbio da Treviso Corretora, Reginaldo Galhardo.

Os vaivéns da moeda foram alimentados também pela briga de investidores para deslocar a cotação da Ptax para patamares mais favoráveis às suas apostas. O fechamento da Ptax de novembro, utilizada como referência em diversos contratos, ocorrerá na sexta-feira.

Durante a tarde, o dólar chegou a ganhar fôlego, tocando 2,3330 reais por volta das 15h30. Segundo o operador de câmbio de um banco nacional, isso ocorreu em reação ao resultado primário do governo central, com 5,437 bilhões de reais em outubro.

O número indica que o resultado do setor público consolidado, que será divulgado na sexta-feira, decepcionará o mercado, uma vez que a estimativa dos analistas é de saldo positivo de 9,75 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters.

"O dado mostrou que os problemas fiscais não se resolverão rapidamente", disse o operador.

O mercado continuou ainda com a expectativa de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, começará a reduzir seu programa de compra de ativos em breve, reduzindo a liquidez nos mercados internacionais. Essa perspectiva se fortaleceu depois da divulgação de dados melhores do mercado de trabalho nos EUA, na quarta-feira.

Nesta quinta-feira, o Banco Central realizou mais uma etapa do seu programa de atuações diárias, com a venda de 3 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em 5 de março e 7 mil contratos com vencimento em 2 de junho de 2014. O volume financeiro da operação foi de 496,6 milhões de dólares.

Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário