No total, 26.958 unidades foram comercializadas no ano passado; o número de lançamentos também registrou queda, de 27%.
No ano passado, o mercado imobiliário na cidade de São Paulo registrou números ligeiramente inferiores aos verificados em 2011. Entre os destaques, as vendas do setor caíram em 4,8%, passando de 28.316 unidades comercializadas para 26.958 no ano passado.
No mesmo sentido, o número de lançamentos recuou em 27%, ao marcar 27.835 unidades lançadas, contra 38.149 em 2011.
De acordo com relatório do Sindicato de empresas de compra, venda e locação de Imóveis (Secovi), a desaceleração econômica global determinou a freada da economia brasileira, o que afetou o segmento imobiliário, um dos pilares de sustentação da economia doméstica.
No ano passado, o valor movimentado em vendas, atualizado pelo INCC-DI da FGV (Índice Nacional de Custos da Construção), foi de R$ 13,6 bilhões, contra R$ 14,2 bilhões no ano anterior, o que representa baixa de 4,3%. Já o indicador VSO (Vendas sobre Oferta) para 12 meses, encerrados no último mês do ano passado, foi igual nos dois anos, marcando 56,7%.
Segundo a Secovi, as perspectivas para 2013 são melhores. A economia deixa os momentos de euforia e chega à fase dos pós-ajustes.
"O Brasil já apresentou mudanças com a redução das taxas de juros que balizam o mercado. E há a perspectiva de que seja mantida a taxa básica no atual patamar de 7,25% durante boa parte de 2013. O processo de desonerações tributárias deverá continuar - fator que poderá impulsionar o mercado imobiliário", aponta a entidade em documento.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário