Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Produção industrial recua 0,5% em março, diz IBGE


A produção industrial do Brasil recuou 0,5% em março, frente ao mês anterior, após ter registrado alta de 1,3% em fevereiro.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação anual, o indicador industrial registrou a sétima retração consecutiva, caindo 2,1%.
Com isso, os índices do setor industrial para o fechamento do primeiro trimestre de 2012 foram negativos tanto no confronto com igual período do ano anterior (-3%), como na comparação com o trimestre imediatamente anterior (-0,5%).
Em março, o destaque de baixa foi a produção de bens intermediários, com queda de 0,9%. No mesmo sentido, a produção de bens semiduráveis e não duráveis teve baixa de 0,8%.
No sentido contrário, os bens de capital avançaram 3,8% e os bens duráveis subiram 3,4%.
Entre os setores, a principal influência positiva sobre o total da indústria ficou com veículos automotores (11,5%), que acumulou expansão de 26,2% em dois meses consecutivos de resultados positivos, eliminando assim parte da queda de 31,2% verificada em janeiro último.

Por outro lado, entre os 18 ramos que apontaram queda na produção, foram destaque de queda as atividades de edição, impressão e reprodução de gravações (-7,1%), refino de petróleo e produção de álcool (-3,6%), seguidos por outros produtos químicos (-2,3%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-10,1%).
Entre janeiro e março, a produção de bens de capital recuou 11,4% ante o mesmo período do ano passado, enquanto os bens intermediários caíram 1,3% e os bens de consumo duráveis reportaram queda de 11,66%. Em contrapartida, os semiduráveis e não duráveis elevaram 0,9%.

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário