LONDRES, 11 Dez (Reuters) - As ações europeias fecharam em queda nesta quarta-feira, uma vez que a maior certeza sobre os gastos públicos nos Estados Unidos após o acordo orçamentário foi ofuscada por crescentes expectativas de que a redução no estímulo do Federal Reserve, banco central norte-americano, é iminente.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou em queda de 0,53 por cento, para 1.256 pontos.
Ações de empresas com exposição aos Estados Unidos --como a fabricante de cimento Lafarge e a companhia do setor de defesa BAE Systems-- subiram em resposta ao acordo provisório de dois anos para evitar outra paralisação do governo. Os papéis avançaram 2 por cento e 2,55 por cento, respectivamente.
Mas para o mercado como um todo, o reflexo não foi tão claro. Alguns sugeriram que o acordo orçamentário abre caminho para o Fed reduzir o programa de compra de ativos já na próxima semana.
"É uma boa notícia, mas... já que existem mais evidências do acordo todo mundo vai achar que o Fed não terá razão para esperar mais para reduzir o programa de compra de ativos. Então é boa notícia, mas será que é boa o suficiente?", perguntou o estrategista-chefe da Cholet Dupont, Vincent Guenzi.
Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,24 por cento, a 6.507 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,41 por cento, para 9.077 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,10 por cento, a 4.086 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,44 por cento, a 17.973 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,84 por cento, para 9.358 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,19 por cento, para 6.461 pontos.
Fonte: Reuters Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário