Estatal procura evitar resultados negativos com a variação do dólar. Lucro da estatal caiu 39% do 3º trimestre
A Petrobras, atendendo à solicitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), esclareceu sua proposta de reajuste automático do preço do diesel e da gasolina. Segundo a metologia, a alteração dos preços seria baseada em variáveis como o preço de referência desses derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação associada à origem do derivado vendido, se refinado no Brasil ou importado. Também está previsto mecanismo que impede o repasse da volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.
A proposta foi apresentada na sexta-feira pela diretoria ao conselho de administração da estatal, após a empresa ter queda de 39% no lucro líquido do terceiro trimestre. O conselho pediu prazo até o dia 22 de novembro para apreciar a nova metodologia.
Segundo a empresa, o aumento da defasagem do preço dos combustíveis em relação ao mercado internacional foi um dos principais fatores que levaram ao pior resultado da petrolífera.
De acordo com a Petrobras, a introdução de uma fórmula de precificação do diesel e da gasolina daria maior previsibilidade à geração de caixa e redução dos índices de alavancagem da Petrobras.
Fonte: Brasil Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário