Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Seminário discute incentivo do plantio de eucalipto no DF

Espécie oferece vantagens econômicas e benéficas ao meio ambiente


O eucalipto é uma das espécies arbóreas mais favoráveis para o uso comercial, devido à produtividade, grande capacidade de adaptação e inúmeras aplicações em diferentes setores econômicos. O incentivo ao plantio dessa árvore no Distrito Federal e no entorno é o tema de seminário que ocorre no dia 31 de julho, às 8h, na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


O evento debaterá questões como os aspectos econômicos e mercado consumidor, tecnologias para o plantio na seca e o uso da prática de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), tema que será mediado pelo coordenador técnico do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), Elvison Nunes Ramos.


O Programa ABC oferece linhas de crédito para produtores interessados em adotar práticas agrícolas sustentáveis, como iLPF e implantação e manutenção de florestas comerciais. “O eucalipto está entre as espécies incentivadas pelo programa para serem utilizados de forma comercial, nas propriedades. É uma mudança de paradigma a adoção de sistemas que integrem diversificação de culturas e floresta em uma mesma propriedade, mas os produtores estão começando a aderir a esta opção rentável e que preserva o meio ambiente”, afirmou Elvison.


A árvore de eucalipto cresce rapidamente e pode ser utilizada para produzir pasta de celulose, usada na fabricação de papel, carvão vegetal e madeira. Além da vantagem econômica, o plantio favorece a captação de gás carbônico na atmosfera.


As inscrições para o seminário são gratuitas, mas com vagas limitadas. Os interessados podem entrar em contato pelo número (61) 3242-9600.


Fonte: CIFlorestas


Nenhum comentário:

Postar um comentário