Economista, Especialista em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná e Graduando em Estatística, também, pela Universidade Federal do Paraná.

sábado, 15 de outubro de 2011

Coleta de Lixo do Distrito Federal

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, “lixo é tudo aquilo que não se quer mais e se joga fora; coisas inúteis, coisas imprestáveis, velhas e sem valor”. Contudo deve-se ressaltar que nos processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. Além disso, aquilo que não apresenta mais valor para aquele que descarta, para outro pode se transformar em insumo para um novo produto ou processo.
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).
De acordo com os dados da Codeplan[1], em 2009 foram coletados 2.214.864 toneladas de lixo. Deste total 5,17% foi processado, 0,27% incinerado e 94,56% teve como destino, o aterro.

Fonte: Codeplan, Anuário Estatístico – 2010.
(*) Previsão.

Na tabela abaixo, podemos observar o crescimento do volume de lixo coletado no Distrito Federal no período de 2004 a 2009 com previsão de coleta até o ano de 2013. Conclui-se também que entre 2004 e 2009 houve um crescimento geométrico de 8,33% na quantidade de lixo coletado e de 12,94% destinado ao aterro. Enquanto isso, nesse mesmo período houve um descrescimo de 17,12% na quantidade de lixo processado e de 4,31% incinerado.

Fonte: Codeplan, Anuário Estatístico – 2010.
(*) Previsão. Cálculo do Autor

Outra consideração a ser feita é em relação ao crescimento populacional e ao crescimento da quantidade de lixo coletado. De acordo com a previsão, até 2013 o Distrito Federal terá uma população estimada de 2.720.159 e uma coleta lixo estimada em 2.930.000 toneladas/ano.

Fonte: Codeplan, Anuário Estatístico – 2010.
(*) Previsão.
(**) Previsão – Codeplan.
(***) Previsão – Autor.

Diante desse quadro é de suma importância realizar um estudo para verificar a qualidade do lixo produzido no Distrito Federal. Assim, tem-se a possibilidade de diminuir a quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário. Tendo em vista que, enquanto a população, segundo cálculos do autor, terá um crescimento geométrico de 1,99% o volume de lixo coletado terá um crescimento de 7,90% até 2013.


[1] Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário